Hoje vou falar um pouquinho sobre a Iniciação Científica.
A IC permite a nós, estudantes de graduação, ter contato direto com o ambiente da pesquisa científica, objetivando despertar em nós o interesse em atuar como pesquisadores em alguma instituição de ensino/pesquisa no país ou no exterior.
A maioria das universidades participa dos programas de bolsas de IC. Essas bolsas são concedidas pelas agências que financiam a pesquisa no país, como por exemplo, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cada estado possui também alguma agência equivalente – aqui no Rio de Janeiro, nós contamos com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
A seleção dos interessados é feita por diversos critérios, entre eles a relevância do projeto, o plano de atividades, o currículo do aluno e do professor orientador.
A IC é nosso primeiro contato com a prática da pesquisa, é uma ferramenta que nos permite desenvolver habilidades como a boa leitura e escrita acadêmica, boa capacidade de observação, elaboração e organização de idéias, redação de relatórios, bem como nos traz a oportunidade apresentar trabalhos em eventos científicos e publicar em revistas acadêmicas. Sem dúvidas é o primeiro passo para quem quer fazer uma Pós-graduação e seguir carreira acadêmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário